Buscar

RB Magazine #08



AO LEITOR


Nesse espetáculo nós percorremos um caminho mais distante e fomos parar na Índia. Mergulhamos numa cultura rica, antiga, cheia de cores e sabores. Na edição de hoje trazemos um pouco sobre quem é Ganesha, o nome do Deus que foi homenageado pelo tio de Chopra.

Além disso, temos a presença da nossa vovó Brida que nos agracia com as receitas indianas que são citadas no livro. Você vai fazer? Me conta como ficou!

Vamos fazer uma brincadeira? Faça as receitas, tire uma foto com o prato pronto ou uma foto do seu Ganesha numa situação inusitada. Marque-nos com nossas hashtags: #rabbitboxbrasil e #rabbitbox

Na entrega da próxima caixa, vamos sortear para os participantes mais uma RB#08 a ser enviada para quem o vencedor indicar (ou para si mesmo).

Boa leitura!



VIRANDO A PÁGINA


Vaseem Khan criador da série de romance policiais Baby Ganesh que se passa na índia. O objetivo da série é levar os leitores ao coração da Índia para mostrar como a Índia parece, como se sente, como soa, qual o cheiro e qual o gosto.


No dia da sua aposentadoria, o inspetor Chopra descobre que herdou um elefante: um presente incomum, que não poderia ser mais inconveniente. Especialmente quando se tem um último caso para resolver.

Mas enquanto suas investigações sobre um homicídio o levam através de Mumbai – das ricas mansões ao submundo sombrio das favelas – Chopra rapidamente descobre que um bebê elefante pode ser exatamente o que um homem honesto precisa.


Khan estudou contabilidades e finanças na escola de economia e ciências políticas de londres, após começou a trabalhar como consultor de gerenciamento de um grupo hoteleiro indiano construindo hotéis ecológicos, sendo que o principal hotel se encontra em Mumbai. Após retornar a Londres começou a trabalhar no departamento de segurança e crime científico.


MAIS DO MESMO


Shantaram por Gregory David Roberts

Editora Intrínseca


Inspirado em acontecimentos da vida do próprio autor, Shantaram narra a história de Lin, que após fugir de uma prisão de segurança máxima, na Austrália, vai para a Índia redescobrir o sentido da vida.


Paixão Índia por Javier Moro

Editora Planeta do Brasil


A verdadeira história da Princesa de Kapurthala. Paixão Índia conta a história de Anita Delgato, a jovem bailarina que se transformou em uma prinvesa na Índia


A neta da Maharani por Maha Akhtar

Editora Primavera Editorial


A história real da neta de Anita Delgado, a princesa de Kapurthala

História de quatro mulheres admiráveis e o que elas tiveram de enfrentar por causa de escolhas movidas pela paixão.


Os filhos da meia-noite por Salman Rushdie

Editora Companhia das Letra


Quando um muçulmano de família abastada Salim Sinai, que narra em primeira pessoa a sua história, nasceu em um hospital de Bombaim à meia-noite de 15 de agosto de 1947, no instante em que a Índia se tornava uma nação independente.


RECEITAS DA VOVÓ BRIDA

Aloo Gobi acompanhado de pão chapati


ALOO GOBI

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de óleo 1 colher (chá) de semente de cominho 1 colher (chá) de alho picado 1 colher (chá) de pasta de gengibre 2 batatas médias, descascadas e cortadas em cubos 1/2 colher (chá) de cúrcuma em pó (açafrão-da-terra) 1/2 colher (chá) de páprica 1 colher (chá) de cominho moído 1/2 colher (chá) de garam masala Sal a gosto 500 g de couve-flor 1 colher (chá) de coentro fresco picado

MODO DE PREPARO

Em uma panela, esquente o óleo em fogo médio. Acrescente as sementes de cominho, o alho e a pasta de gengibre. Refogue por aproximadamente 1 minuto até que o alho esteja levemente corado. Adicione as batatas. Tempere com a páprica, a cúrcuma, o cominho, o garam masala e o sal. Tampe a panela e deixe a batata cozinhar por 5 a 7 minutos, mexendo ocasionalmente. Na panela com a batata coloque a couve-flor e o coentro picado. Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe os legumes cozinharem por mais 10 minutos, mexendo ocasionalmente, ou até ficarem macios.


INGREDIENTES 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral ½ colher (chá) de sal 1 colher (sopa) de óleo ½ xícara (chá) de água farinha de trigo para polvilhar

MODO DE PREPARO Numa tigela grande, misture a farinha de trigo integral com o sal. Regue com metade da água e misture com a mão, até formar uma farofa grossa. Adicione o óleo e misture com as pontas dos dedos. Aos poucos, junte o restante da água, sovando a massa com a mão. Aperte, amasse, estique e amasse novamente, dentro da tigela, por cerca de 5 minutos, até atingir uma textura macia e elástica. Se preferir sovar na bancada, polvilhe a superfície com uma camada bem fina de farinha de trigo. Mas evite juntar mais farinha na massa. Ela fica bem molenga inicialmente e, à medida que vamos sovando, ela fica no ponto. Polvilhe uma bancada de trabalho com farinha de trigo e faça um rolinho com a massa. Com uma faca (ou espátula) divida em 10 porções. Enrole com as mãos cada pedaço, como se fosse um brigadeiro. Abra a bolinha com o rolo de macarrão, até formar um disco fino - se a massa começar a grudar no rolo ou na bancada polvilhe mais farinha. Enquanto abre os discos, aqueça uma frigideira (de preferência antiaderente) em fogo médio, sem untar. Quando estiver quente, coloque o disco de massa e deixe o pão assar por cerca de 20 a 30 segundos, até começar a formar bolhas. Vire o pão e deixe por mais 15 segundos na frigideira. Enquanto isso, acenda uma outra boca do fogão.

Tire o pão da frigideira com uma pinça e coloque diretamente na chama da outra boca do fogão para inflar e chamuscar levemente. Transfira o pão para um prato e repita com o os outros discos. Você também pode finalizar os chapatis na frigideira, basta deixar cozinhar por mais tempo depois de virar. OBS: Para manter os pãezinhos macios, conserve num saco plástico por até 3 dias.


LADDU

INGREDIENTES 4 xícaras de farinha de grão-de-bico Bombay 2 xícaras de ghee 2 xícaras de açúcar 1 colher de chá de Cardamomo em pó Bombay MODO DE PREPARO Numa frigideira grossa, coloque o ghee usando fogo médio e adicione a farinha de grão-de-bico. Vá cozinhando até que atinja uma cor marrom e solte aroma de cozida. Adicione o cardamomo e misture bem. Apague o fogo. Coloque, por fim, o açúcar. Novamente misture bem e deixe esfriar. Quando estiver frio, faça bolinhos firmes do tamanho de um ovo. Arrume sobre um prato pincelado de ghee. Obs: pode ser guardado num recipiente bem fechado.

14 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon

© 2017 • Criado e desenvolvido por Dear Maidy exclusivamente para a Rabbit Box